Nessa primeira publicação quero trazer um dos conceitos mais básicos da infraestrutura AWS.

Como a infraestrutura global é dividida entre regiões, zonas de disponibilidade e pontos de presença da AWS ao redor do global.

Regiões – Regions

Regiões são localizações importantes onde a AWS está presente. O nível de região não é ainda um datacenter físico, mas um conjunto de duas ou mais zonas de disponibilidade.

Região AWS em São Paulo - Brasil.

Zonas de disponibilidade – Availability Zone

Zonas de disponibilidade são a construção física de um datacenter. Como mencionado nas regiões, há um grupo de zonas de disponibilidade em cada região, como por exemplo, a região de São Paulo (sa-east-1).

A cidade de São Paulo conta com 3 zonas de disponibilidade e o padrão de nomenclatura para cada zona é o nome da região + uma letra, iniciando em A.

  • sa-east-1a
  • sa-east-1b
  • sa-east-1c

Cada zona de disponibilidade possuí uma rede física local, sendo nela que você criar seus servidores EC2 para hospedar cada uma de suas aplicações.

Como há uma conexão física entre cada zona e entre todas as regiões, todos os serviços estão disponíveis em todas as regiões. Contudo, muitos dos dados trafegados entre regiões, e as vezes até mesmo entre zonas, pode haver uma cobrança adicional.

Ponto de presença – AWS Edge Location

Por fim, o último ponto da infraestrutura da AWS são os pontos de presença.

Eles nada mais são que pontos espalhados pelo globo com o único propósito de deixar seu conteúdo mais próximo do seu usuário.

Nos pontos de presença não é possível criar nenhum recurso AWS, pois eles são utilizados unicamente pelo CloudFront (Content Delivery Network – CDN da AWS) para armazenar o cache dos arquivos disponíveis em uma zona de disponibilidade.

Os pontos de presença vinculados a região de São Paulo são:

  • Rio de Janeiro, Brasil
  • São Paulo, Brasil
  • Bogotá, Colômbia
  • Buenos Aires, Argentina
  • Santiago, Chile

Reduzindo a latência, tempo entre a conexão do usuário e o servidor, em cada requisição. Porque ao invés de você se conectar diretamente à um servidor na região de Virginia do Norte (us-east-1), nos EUA, você se conecta no servidor mais próximo da AWS e a partir deste momento, o tráfego é feito pelo link dedicados que a AWS tem entre cada região.

Tagged in:

, , ,